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Wednesday, November 9, 2011

Carro Verde do Ano: VW Polo BlueMotion

09/11/2011 Carros do Álvaro — Por Autoesporte: Carro do ano 2012.
O prêmio Carro Verde do Ano é atribuído ao modelo que reflete as melhores práticas ambientais adotadas por uma montadora e o impacto do veículo durante seu período de uso. Para escolher o vencedor são considerados não apenas os índices de consumo e emissões de poluentes do veículo no dia a dia, mas todo impacto ambiental causado durante o processo produtivo, o uso de materiais recicláveis e a destinação dos componentes após a vida útil do carro.

O Polo BlueMotion garantiu o título de Carro Verde do Ano à Volkswagen pelo segundo ano consecutivo. O hatch teve o melhor desempenho nas avaliações de consumo e emissões de gases nocivos ao ambiente e às pessoas. Para alcançar esse resultado, conta com pneus de menor resistência à rolagem, marchas mais longas e alterações na aerodinâmica da carroceria. No processo produtivo, são usadas fibras naturais, carpetes de fibra de PET reciclado e isolamentos acústicos fabricados com sobras de tecido.

Entre os finalistas, o Citroën Aircross destaca-se por ser produzido em uma fábrica cuja cabine de pintura usa apenas tinta hidrossolúvel e nanotecnologia para o tratamento das superfícies dos carros. “Nosso carro tem 20 quilos de materiais ‘verdes’. São fibras naturais, que utilizamos nos tapetes e no material de isolamento acústico, entre outros revestimentos”, explica Clea Tiepo, gerente de produto da montadora. Além disso, o AirCross possui índice de reciclabilidade de 85%, o maior entre todos os modelos produzidos pela marca.

Já o Uno Economy garantiu seu lugar entre os finalistas por apresentar menor número de manutenções em relação aos rivais, sinal de que a Fiat garante baixos níveis de emissões por longos períodos, além de baixo consumo de combustível. A montadora ainda participa de projetos que destinam os materiais do carro no fim de sua vida útil. Para Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat, a versão “verde” do Novo Uno também reúne aprimoramentos que oferecem economia média de combustível entre 10% e 15%. “Nas melhores condições de rodagem, o carro chega a ser 25% mais econômico que a versão convencional”, comenta Dilser.
Fonte disponível no(a): Colunas.Autoesporte

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