Apresentado no Salão de Qatar este ano, o diferente VW XL1 entrará em produção em 2013, o modelo híbrido chama atenção pela seu incrivelmente baixo consumo de combustível, o protótipo apresentado pode rodar 111 km com 1 litro de diesel. Confira os detalhes…
Claro que o XL1 não é um carro convencional, ele é um coupê de apenas 2 lugares com carroceria extremamente leve (795 kg), feita de polímero de fibra de carbono com reforços, além de possuir design pra lá de aerodinâmico. O resultado do projeto estrutural do XL1 é tão impressionante que segundo a Volkswagen são necessário apenas 8 cv para mante lo em movimento a uma velocidade constante de 100 km/h.
O Volkswagen XL1 é um plug-in híbrido, ou seja pelo menos o conceito apresentado no mês passado, pode ter suas baterias recarregadas na tomada.
O XL1 Concept mostrado recentemente, é dotado de um motor 2 cilindros, diesel, que é capaz de desenvolver 48 cv de potência, este motor funciona em conjunto com um pequeno propulsor elétrico que desenvolve outros 27 cv, com isto o Volkswagen XL1 Concept vai de 0 a 100 km/h em 11.9 segundos e é capaz de atingir a velocidade máxima de 160 km/h. Um detalhe interessante é que o modelo híbrido pode rodar no modo elétrico sem consumir uma gota de combustível até uma velocidade de 35 km/h.
O câmbio é automatizado DSG (dupla embreagem) e 7 marchas.
Segundo o CEO do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, o XL1 deve entrar em produção a partir de 2013, ele será feito na fábrica alemã de Dresden ou em Wolfsburg.
O projeto deste carro da Volkswagen já é bastante antigo, ele nasceu em 2002 como 1-Litre Concept, sendo que em 2009, o protótipo teve grande sua grande parte atualizada recebendo as tecnologias atuais, e virou o conceito chamado L1. Agora é esperar para conhecer sua versão de produção que chegará as ruas.
No comments:
Post a Comment