Apesar de crescer menos, o mercado deve manter crescimento constante
A Associação de Negócios Europeus (AEB) estima que as vendas de carros na Rússia crescerão 12% no ano que vem, abaixo do crescimento de 30% registrado em 2011. Apesar da redução, o país mantém a recuperação que deve alçar o mercado ao patamar em que estava antes da crise.
A expectativa da AEB é de que os russos comprem 2,8 milhões de carros em 2012, bem próximo dos 2,9 milhões de 2008. David Thomas, presidente do comitê de carros da AEB e chefe da divisão de carros da Volvo na Rússia, afirmou que tudo indica que o crescimento será contínuo, apenas não seguirá no mesmo ritmo de 2010 e 2011, mas que essa desaceleração não é uma estagnação.
Antes da crise, a Rússia caminhava para se tornar o maior mercado automotivo da Europa, mas a redução do crédito diminuiu a demanda e as vendas caíram pela metade em 2009. A volta do crescimento econômico e uma campanha de troca de automóveis antigos por novos fabricados no país levaram a uma recuperação do mercado em 2010 e 2011. Fabricantes como Ford, General Motors, Fiat e Renault apostam no rápido crescimento do mercado russo para compensar as vendas em queda na Europa Ocidental.
As projeções da AEB foram baseadas numa elevação de 27% nas vendas outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, aliado ao crescimento de 26% em setembro.
Enquanto marcas estrangeiras como a Renault ganharam share de mercado, a russa Lada perdeu 3% de sua fatia de mercado. A russa foi a maior beneficiada pelo programa estatal de troca. Com o fim dos subsídios governamentais para a troca, Vladimir Bespalov, analista de automóveis da VTB Capital acredita que dificilmente a Lada crescerá no próximo ano.
No acumulado do ano, as vendas cresceram 43% em relação a esse período em 2010, e alcançou as 2,16 milhões de unidades. Essa marca supera as vendas de todo o ano de 2010, que foram de 1.9 milhão de carros.
No acumulado do ano, as vendas cresceram 43% em relação a esse período em 2010, e alcançou as 2,16 milhões de unidades. Essa marca supera as vendas de todo o ano de 2010, que foram de 1.9 milhão de carros.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
No comments:
Post a Comment