RENATO PEREIRA especial para Autos&Máquinas
A Dinamarca não é um país que normalmente vem a nossa mente quando se fala de carros, tampouco de carros especiais. Porém, Jesper Hermann, Christian Brandt e Torben Hartvig estão decididos a mudar esse quadro. Sua empresa, a HBH, sediada em Vedbæk, pequena localidade no município de Søllerød, região de Öresund, Europa Setentrional, esta tirando do forno um projeto de tirar o fôlego, o Bulldog GT, montado sobre a plataforma do já de extrair a respiração Aston Martin Vantage V12.Este não é o primeiro trabalho da empresa, que foi a responsável pelo projeto do super-esportivo ST1, da holandesa Zenvo, além de desenvolver os projetos da conterrânea Kleemann, especializada em trabalhos especiais com modelos Mercedes-Benz e que anda as voltas com seus próprios esportivos, o GTK1 e o S_CK1, além de uma, digamos, versão dinamarquesa para os Chevrolet Camaro, rebatizada como VR Camaro.O objetivo era projetar um supercarro para agradar não só os clientes da britânica Aston Martin, mas sim todos os entusiastas de supercarros em todo o mundo. Em outros projetos de design, onde começaram com uma folha de papel em branco, o processo foi mais fácil e rápido, porque não haviam limitações, mas neste caso, por ser baseado em um já superesportivo, as coisas foram mais difíceis, em virtude do respeito a “herança” Aston Martin, e o retorno esta sendo apontado por intermédio de clientes potenciais e interessados em participar financeiramente do desenvolvimento do protótipo, em que a HBH investiu muito tempo e dinheiro.O projeto do Bulldog GT começou como mais um one-off, ou seja, onde o cliente recebe 50% dos direitos de design e produção, e tudo fica em apenas um excusivo e único carro. Porém, ao longo do desenvolvimento do carro, a possibilidade de expansão para um modelo de produção em pequena série foi incluída como uma opção real, e este é o desafio final que a HBH assumiu, tanto é que já existe o plano de re-projetar o chassi, afim de adequá-lo as novas caracteristicas aerodinâmicas do modelo que tem a carroceria feita de alumínio estampado, ao invés de painéis de fibra de carbono, apesar de ter sido mais fácil (e mais leve) ter empregado o material composto mas, para manter um pouco da tradição da Aston Martin, optaram pela confeção metálica.Basicamente, o Bulldog GT é um cupé superesportivo, duas portas, dois lugares, com motor V12 a 60°, central, longitudinal, 6,0 Litros, 4 válvulas por cilindro, bi-turbo, que gera 666 Bhp (Brake horse power) ou 676 Cv (Cavalo-vapor) de potência a 6.500 Rpm, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, tração traseira, que chega aos 300 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Não é de tirar o fôlego?
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