tattoos

Monday, October 31, 2011

Super 90: a melhor réplica do mundo é brasileira



“Nossa, dois Porsches”, exclamou um cidadão que fazia cooper pela rua naquela manhã de sábado. E parou por ali durante alguns minutos apreciando as obras de arte de Stuttgart. O que ele soube depois, com surpresa, é que as máquinas eram feitas no Brasil.



A Envemo ficou bastante conhecida em nosso mercado durante as décadas de 70 e 80. Basta pesquisar sobre algumas versões especiais do Opala e Monza conversível, só para citar dois exemplos. As picapes de cabine dupla também fizeram história.

Mas foi justamente uma recriação que consolidou a fama da marca e a precisão de seus projetos. Originalmente, o Porsche 356 Super 90 marcou uma nova fase da empresa alemã, no início da década de 60. Por aqui, a idéia de construir uma réplica do mito surgiu no final dos anos 70.



A versão cupê chegou às lojas em 1980 e logo fez sucesso, especialmente junto à imprensa especializada. O chassi utilizado era o da Brasília encurtado, o que garantia curvas contornadas com rapidez. O motor, o conhecido boxer de 1,6 litro e 66 cv, com opção de 1,7 litros e 88 cv.

Nesse mesmo ano a novidade marcou presença na Feira da Hannover. Não demorou para que o pessoal da Porsche indagasse os criadores com uma bateria de perguntas. Diz a lenda que após responder a todas, Luís Fernando Gonçalves emprestou um exemplar à marca. E os engenheiros alemães ficaram positivamente surpresos após alguns testes.

Em 1981 a versão cabriolet deu o ar da graça e atendeu ao desejo de um público ávido para acelerar com vento nos cabelos e sol no rosto. O modelo recebeu um reforço estrutural para resistir às torções e ganhou 46 kg no peso final.

Ao girar a chave o ronco do boxer refrigerado a ar se destaca. Algumas bombadas no acelerador e o bloco saudável mostra sua força. Na rua, aliás, a atenção que os dois chamam é algo curioso. A carroceria nem parece de fibra, sem ruídos de qualquer tipo.



O motor dos carros é de 1,6 litro, mas com carburadores Solex 40 e Weber 44, regulados para deixar a receita mais encorpada. Ambos desenvolvem potência próxima dos 90 cv, que foi a idéia original do modelo, lá na Alemanha. As rodas são de 15 polegadas e dez furos.



E assim voltamos debaixo de sol forte e com direito a algumas estilinguadas em momentos de trânsito livre para resfriar os motores e arrancar um sorriso no rosto. A maior virtude do Envemo Super 90, porém, é ser valorizado como réplica. Um grande feito dessa marca made in Brazil.

Fonte: jalopnik

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger