tattoos

Friday, October 7, 2011

Como funciona e cuidados com o airbag.


Em 2014, todos os carros importados ou fabricados no Brasil deverão sair equipados de fábrica com airbags duplos (e também com sistemas de freio ABS). Até mesmo os carros populares não vão escapar dessa norma de segurança obrigatória. Você já sabe como funciona a bolsa inflável dos automóveis? Os donos de carros médios e de luxo já estão habituados com esse equipamento, mas os de carros pequenos e mais simples certamente terão o primeiro contato com esse dispositivo.
São muitas as histórias que se ouve por aí sobre acidentes causados por problemas, falhas ou mau uso do airbag. Muitas delas não passam de meras suposições, mas outras são mesmo verídicas. Confira aqui, verdades e mitos sobre esse equipamento.
O airbag é eficiente se usado sozinho?
Não. O airbag deve ser utilizado sempre em conjunto com cinto de segurança, que deve estar bem ajustado ao corpo, sem folgas, no momento da colisão. Alguns modelos de carros mais caros vêm equipados com pré-tensionadores, que puxam o cinto de encontro ao corpo na hora da batida.
É verdade que a explosão do airbag pode queimar o rosto das pessoas?
Não. Para funcionar, o airbag usa um dispositivo a gás, que é acionado no momento da batida, inflando a bolsa protetora. O que as pessoas chamam de “explosão” é o disparo efetuado pela cápsula ao injetar o gás no saco inflável. A temperatura da bolsa chega a atingir momentaneamente 40 °C, mas não é suficiente para queimar a pele dos ocupantes.
Dizem que o airbag, após inflado, impede a pessoa de sair do carro em acidente?
Não é verdade. O airbag infla e desinfla em milésimos de segundos. Depois que a bolsa murcha, a pessoa pode sair facilmente do veículo ou receber socorro do resgate.
Dá para reaproveitar o airbag depois de uma batida?
Não. Após a colisão, as bolsas infláveis, as tampas do seu compartimento no volante e no painel, as cápsulas de gás e os cintos de segurança precisam ser trocados por outros novos.
É verdade que levar coisas no bolso da camisa pode provocar ferimentos?
Sim. Quem dirige carros com airbag não deve portar canetas ou objetos pontiagudos no bolso, de preferência não usar óculos nem fumar ao volante. Caso haja uma colisão, estes objetos (incluindo o cigarro e charuto) poderão ser projetados contra o corpo ou o rosto dos ocupantes. Mulheres grávidas devem tomar cuidados especiais e dirigir com o banco mais afastado possível do volante ou do painel, caso esteja no banco do passageiro.
É possível desativar o airbag?
Sim. Alguns modelos médios ou de luxo, em geral importados, trazem uma chave instalada na lateral do painel, no lado do passageiro, que permite a desativação temporária do airbag no caso de transporte de mulheres grávidas ou de cestinhos de bebês no banco do dianteiro.
O airbag é acionado em qualquer tipo de colisão?
Não. Os sistemas mais simples de airbag (feito para motorista ou para motorista e passageiro) só são acionados em casos de colisões frontais, com no máximo 30 graus de inclinação. Eles não funcionam quando a batida é na lateral ou na traseira. Vários modelos de luxo já trazem dispositivos similares que protegem contra esses tipos de colisões, protegendo a cabeça, o corpo ou as pernas.

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger