tattoos

Thursday, October 13, 2011

Pesquisa: só 10% pretendem comprar carro zero




Pedro Kutney, AB
www.automotibebusiness.com.br

Existe queda expressiva na intenção de compra de carros zero-quilômetro até o fim deste ano. É o que revela pesquisa anual da agência de varejo automotivo MSantos, realizada com 1 mil pessoas na cidade de São Paulo em setembro passado. O levantamento mostra que apenas 10,3% dos consumidores ouvidos pretendem comprar um veículo novo ainda em 2011, contra 13,3% um ano antes. A pesquisa revelou também que quase 80% dos entrevistados (79,2%) não têm intenção de levar um zero-quilômetro para a garagem de casa nos próximos meses. Em agosto de 2010, quando foi realizado o levantamento anterior, esse porcentual era de 65,3%. E este ano as pessoas parecem ter mais certeza disso, já que o número de indecisos caiu pela metade, de 21,4% no ano passado para 10,5% agora.

Dos 10,3% que declararam ter intenção de comprar um veículo zero até o fim deste ano, 8,2% já têm pelo menos um carro e só 2,1% não têm nenhum. Em 2010 essa proporção era de 9,7% e 3,6%, mostrando que o recuo foi maior (1,5 ponto porcentual) entre aqueles que ainda não são donos de automóveis.


A pesquisa também mostra que, dentro do mesmo tamanho de amostragem, no intervalo de um ano aumentou bastante o número de entrevistados que tem carro: 58%, contra 39% em agosto de 2010. Assim, os que ainda não tinham um automóvel (42%) agora são minoria, reduziram sua participação no levantamento em quase 20 ponto porcentuais de um ano para outro, indicando que a queda na intenção de compra pode estar relacionada ao fato de a maioria das pessoas ouvidas já ter adquirido um veículo há menos de um ano.

Dos mil entrevistados, a grande maioria, 51%, tem renda mensal de até R$ 2 mil – justamente a faixa da população que vem encontrando maior dificuldade em aprovar crédito para a compra de um carro. Dos 49% restantes, 37% declararam ganhar de R$ 2 mil a R$ 4 mil e 12% acima de R$ 4 mil.

Os entrevistados entre 20 e 30 anos formaram a maioria da amostra, com 42%, seguidos por pessoas de 30 a 40 anos, 37%, e 21% tinham acima de 40 anos. 

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger