tattoos

Wednesday, November 9, 2011

Chegada de novas fábricas no Brasil e os efeitos colaterais

10/11/2011 Carros do Álvaro — Especialista da FGV levanta questões como queda do lucro abusivo, necessidade de novas políticas de incentivos e aumento das exportações.

Nos últimos meses, a mídia automotiva especializada está sendo bombardeada com a chegada de diversas novas fábricas. Tanto as montadoras que já possuem atividades oficias no país, como as importadoras estão divulgando novos planos e investimentos para o mercado nacional. Como dissemos em outra matéria, as cifras rompem a barreira dos R$ 30 bilhões. Mas, será que o surgimento de novas unidades de produção poderá alterar o cenário da política industrial do país?

Para entendermos melhor o assunto, entrevistamos o especialista em economia industrial e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rodrigo Leandro de Moura. De acordo com ele, será difícil uma alteração muito radical, caso o Governo Federal não crie novos pacotes de incentivos ao desenvolvimento de pesquisas e inovação tecnológica. “Fornecer apenas incentivos fiscais é algo muito pequeno. Para alterar a política industrial do país, principalmente no setor automotivo, há a necessidade de novas políticas que incentivem desde a pequena fábrica de autopeças, até o investimento em inovação e pesquisa por parte das grandes montadoras”, disse.

Outro ponto levantado por Moura é a questão da falta de infra-estrutura. “O custo de se produzir no Brasil ainda é altíssimo. E não falamos apenas da carga tributária. Outros pontos como logística, transporte e custo com mão-de-obra entram na lista de ônus para as empresas que investem em produção local”, afirmou o professor.

Lucro abusivo

Ainda segundo Rodrigo de Moura, diferente do que muitos pensam a chegada de novas unidades industriais, principalmente de empresas que hoje atuam com importadoras, está relacionada com a alta margem de lucro conquistada no mercado brasileiro.

“Muitos estão falando que as chinesas e coreanas estão anunciando fábrica por causa do aumento do IPI [imposto sobre produtos industrializados], porém isso não é verdade. Elas podem até utilizar esse argumento, mas o planejamento para instalar uma unidade de produção é algo que leva tempo. O que realmente está na mira dessas empresas é o alto lucro conquistado pelas montadoras que já atuam por aqui”, disse.

Competitividade e Exportações

Apesar da prática do lucro abusivo ser um assunto muito levantado atualmente, o cenário pode sofrer uma pequena alteração nos próximos anos. Segundo o professor da FGV, a chegada de novas empresas pode aumentar a competitividade do setor e como resultado um reajuste nos preços dos veículos. “Hoje quem controla a política de preços dos carros no Brasil são as quatro grandes marcas, Volkswagen, Ford, Fiat e General Motors. Portanto, com a chegada de novos concorrentes, há uma forte tendência para a queda dos preços”, afirmou o especialista.

Além disso, tudo isso poderá favorecer um aumento das exportações brasileiras. “Com o crescimento da competitividade, as grandes montadoras serão obrigadas a buscar por novos mercados. Isso será refletido no aumento das exportações. Algo completamente natural”, completou.
Fonte disponível no(a): Carsale.uol.com.br

No comments:

Post a Comment

 

blogger templates | Blogger