Em 1983, foi lançado o novo mundial da Fiat, o Fiat Uno, derivado do Fiat Panda |
O carro adotava o novo formato Fiat da época, o "quadradão" |
A primeira cidade em que o Uno botou seus pés (ou melhor, as rodas), foi a cidade de Cabo Canaveral, no centro da Flórida. |
O Uno foi lançado em 1983 para substituir o Fiat 147, que já estava envelhecido. Desenhado pelo estúdio ItalDesign Giugiaro, o seu corpo alto e quadrado e um baixo coeficiente aerodinâmico, o Uno ganhou muitos elogios para o espaço interior e economia de combustível. Foi eleito o "Carro do Ano em 1984 por uma margem pequena sobre o Peugeot 205 (seu principal concorrente) e a Geração 2 do Golf (lá na Europa). Inicialmente, o Uno foi oferecido com as motorizações a gasolina, bem como um motor diesel 1.0, 1.3 e 1.4. O Uno estava disponível como um hatchback de 3 ou 5 portas.
Foi lançado, em 1985, o Uno Turbo, com a marcante cor Amarelo Modena. |
Outra versão, lançado mais tarde, era o Uno Turbo i.e. Com spoiler e cores vermelho e preto. |
Um pequeno facelift dianterio chegou ao Uno, em 1989 |
Uno passeando em Cabo Canaveral |
Em setembro de 1989, o Uno recebeu um facelift leve, que viu as revisões para a carroceria. O interior também foi revisto. Neste momento, o motor italiano 1.1, já velho, foi substituído por uma versão quente, deriavdo do Tipo, que substituiu o motor 1.4 deriavdo do Fiat Ritmo derivados do 1.3, que substituiu os motores topo-de-linha do Uno Fire e Turbo. O Uno Turbo i.e. também foi reestilizado, e ficou vermelho (na foto já vista antes), e atualizado com uma turbina Garret T2, e uma injeção eletrônica Bosch LH. A produção do Uno parou na Itália, em 1995, com vendas em toda a Europa Ocidental. Mais de 6 milhões de Unos foram vendidos na Europa. O substituto do Uno na Europa foi o Fiat Punto, que havia sido lançado no início de 1994.
Em 1985, foi lançado o Fiat Uno Sedan, conhecido no mundo todo como o Fiat Prêmio/Duna |
Poucos meses depois, doi lançada a Uno Weekend, ou Elba como preferir |
E em 1987, o Uno pick-up, chamado de Fiorino, para completar a família Uno |
Após a produção do Uno ser encerrada na Europa Ocidental, o Uno continuou a ser fabricado e vendido em muitas outras regiões. Na África do Sul, o Uno foi montado sob licença da Nissan, que comercializava como o Uno até 2005. Produção na fábrica da Fiat na Polônia durou até 2002.
O carro ainda é vendido aqui no Brasil, onde uma versão sedan chamada de Prêmio/Duna e uma perua chamada Elba também estavam disponíveis. Atualmente, o carro é vendido como Fiat Mille, um modelo de entrada, e recebeu o facelift mais recente no ano de 2004. A linha 2005 do Mille aqui, recebeu um sistema Flex Fuel, permitindo que o carro podia utilizar etanol ou gasolina como combustível. Mais existe também a versão equipada para estradas não pavimentadas, chamada de Mille Way, que inclui uma suspensão mais resistente, rodas maiores eproteções laterais. O Uno também é montado em forma de CKD no Paquistão e, recentemente, elevou o Brasil que construiu o Novo Uno, que foi exportado para a África do Sul recentemente, e que já atingiu a marca de 8 milhões de Novos Uno produzidos.
Em 2004, o Uno ganhou um facelift, e ganhou o nome de Mille. |
O Mille ganhou também a versão Way, que é usada pra estradas não pavimentadas. |
Em maio de 2010, foi lançado o Novo Uno, que adota o visual "quadrado arredondado", e vem nas versões Attractive, Vivace e Way. |
Uno Vivace: versão de entrada do Uno. |
Uno Way: versão aventurerira, para concorrer com o Gol Rallye. |
Motor 1.4 Fire EVO do Novo Uno |
Marca registrada desse Novo Uno, as três entradas de ar, ao lado do faról direito |
Painel do Novo Uno. |
O novo Fiat Uno vem com todos os atributos que lhe farão uma nova história de sucesso. Além do novo conceito e as linhas arrojadas, ele permite um nível com personalização no nosso mercado brasileiro. Um novo ícone no segmento. Com inúmeras opções de fábrica e concessionárias, o cliente pode personalizar o carro ao seu gosto, com os itens opcionais e acessórios, transformando o Novo Uno em uma extensão de sua individualidade própria.
No entanto, por trás do visual inovador, há também uma máquina bem-definida. Ele marca a estréia de dois novos motores - 1.0 Fire e 1.4 Fire EVO, ambos Flex - que incorporam tecnologias modernas para garantir um excelente desempenho com economia de combustível e baixo nível de emissões.
Para formular o conceito do novo modelo e atingir as suas surpreendentes formas, os designers do Centro de Estilo Fiat da América Latina e do Centro de Estilo da Fiat da Itália não conseguiram adivinhar o que o consumidor queria. Pelo contrário - o primeiro que falou com o cliente e, só então, eles começaram a criar o carro. A comunicação aberta foi adaptada em todo o desenvolvimento, até as clínicas do produto com o tamanho real e os modelos de estilo internos e externos. Dessa forma, não havia espaço para erros.
Esse aí é o Uno Sporting, versão esportiva com motor 1.4 do Uno. |
Este é o Uno conversível, ou Uno Cabrio |
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